Como é por todo sabido, apesar de o fazermos com prazer, não podemos nunca esquecer que as motas são agentes de poluição, pelo que gostaríamos de contribuir com ações de compensação para mitigar o efeito que as emissões de carbono provocam ao nosso ambiente.
Nesse sentido, vamos, em parceria com a Câmara Municipal, dar início ao que esperamos possa vir a ser repetido pelo país.
Por cada passeio que faremos iremos plantar uma árvore. Cada participante no passeio rá ser convidado a comprar uma ou contribuir com o que achar dever dar para a compra de uma árvore de maior porte. No final de cada passeio iremos proceder à plantação de uma ou mais árvores maioritariamente autóctones.
O custo de cada árvore depende do tamanho da mesma e para a selecção das espécies temos o apoio da técnica da câmara (bióloga) que nos irá aconselhar o que comprar. Todas as árvores serão as que a técnica da câmara nos indicar.
Considerando que há uma época do ano própria para se proceder à plantação definitiva, que irá ser feita num dos jardins do concelho, até essa época as árvores irão ser plantadas no horto municipal da câmara e aí cuidadas até ao momento da transplantação, podendo quem desejar identificar a árvore que queira plantar com etiqueta, QR code ou qualquer outra forma de identificação.
A nossa ideia é podermos combater de algum modo o efeito estufa, poder ajudar a tornar o nosso planeta mais verde e contribuir para o combate às alterações climáticas com que todos os dias nos confrontamos.
A nossa ideia foi de imediato aceite pela autarquia que assim se tornou num parceiro essencial ao sucesso da iniciativa.
Esperamos que com esta iniciativa os nossos netos possam vir a dizer que não fomos apenas uma geração que lhes estragou o ambiente, mas que também fizemos alguma coisa em prol dele.